Blog

Toda empresa precisa de um advogado?

Dezembro 10, 2019

Poucos empresário se perguntam se há necessidade de contratar um advogado para acompanhar sua empresa. Nesse artigo apresentamos respostas para esse questionamento.

Poucos empreendedores fazem essa pergunta ao começar estruturar sua empresa. A maioria só se questiona da necessidade de um advogado quando o problema já se instaurou.

O profissional da advocacia atua como parceiro dos empresários auxiliando, por exemplo, nas tomadas de decisões, no fechamento de um contrato com um fornecedor ou um cliente, no lançamento de um produto ou serviço, na contratação ou demissão de funcionários.

Sempre buscando oferecer para o empresário segurança jurídica para que ele possa gerir seu negócio de forma tranquila e segura.

Empreendedores que buscam realmente um crescimento saudável e sustentável de suas empresas, já tem percebido há necessidade de ter ao seu lado um advogado para assessorar no crescimento de seu negócio.

A busca por um advogado apenas quando já se tem um problema não é a estratégia ideal para crescimento do negócio, pois, além de apenas estancar os problemas, gera um gasto repentino que poderia ter sido evitado se tivesse uma assessoria jurídica constante.

Mas minha empresa é MEI, realmente preciso de um advogado?
O que se espera é que todo empreendedor quando inicia sua empresa almeje o crescimento e sucesso do seu empreendimento, assim, o MEI é a porta de entrada para o empreendedor, pois, tem um custo tributário baixo e não há muitas obrigações fiscais.

O MEI tem um limite de faturamento anual R$ 81.000,00, e com o crescimento da empresa o aumento do faturamento é uma consequência e o empresário irá precisar se desenquadrar para uma nova modalidade, normalmente a opção seguinte é o ME, micro empresa.

Para que o empresário chegue a esse momento de crescimento da empresa ele terá que tomar muitas decisões, e no ambiente empresarial toda tomada de decisão influência diretamente no crescimento ou não dos negócios.

Está assistido por um advogado nesse momento é crucial, pois, com apoio desse parceiro jurídico, é possível avaliar e desenvolver a empresas de forma que ela cresça saudável e com prospecção de um futuro promissor.

Mas exatamente onde um advogado atuaria em minha empresa?
Independente do regime de tributação que sua empresa está enquadrada, a assessoria de um advogado será um diferencial para garantir que sua empresa desenvolva e cresça de forma segura, garantindo uma vida longa e rentável.

Dentro de uma empresa, indiferente do tamanho dela, o advogado pode auxiliar em diversos setores e situações sempre buscando garantir o melhor para o negócio.

Como, por exemplo:

Negociações/Contratos:
Com a assessoria de um advogado é possível que o empreendedor tenha suporte em negociações de contratos, com fornecedores, clientes, investidores até mesmos em negociações sindicais. Sempre auxiliando o empresário em uma negociação mais vantajosa para o desenvolvimento do negócio.

Identificação de setores problemas:
Com um acompanhamento constante, conhecimento de rotinas da empresa o advogado tem condições de identificar, situações que podem ocasionar eventuais problemas para empresa.

Prevenção:
O advogado é capaz de mapear problemas que podem gerar processos judiciais, tanto no âmbito trabalhista, como no consumidor ou tributários e a partir desse mapeamento desenvolver estratégias para prevenir essas ações judiciais.

Análise de risco:
Com o apoio de uma assessória jurídica de um advogado é possível auxiliar o empresário a mensurar os riscos de suas atividades e determinar em conjunto quais riscos assumirá a curto, médio e longo prazo.

Custos:
Talvez um dos maiores argumentos dos empresários para não contratar um advogado para assessorar sua empresa seja o de que uma assessoria tem um alto custo ou que é um custo desnecessário.

Entretanto, uma assessoria constate oferecida por um advogado é capaz de gerar uma considerável redução nos custos da empresa, independentemente de seu porte. Pois, o advogado estará em constantemente oferecendo uma assessoria jurídica que capacita a empresa na tomada de decisões coerentes com seus projetos de crescimento, sempre respeitando a legislação e buscando meios de evitar processos judiciais.

Ainda podemos dizer que a contratação de uma assessoria jurídica garante uma economia significativa, pois, o empresário não contará com um advogado apenas quando já estiver com a necessidade de defesa em um processo, o que acaba gerando nesse caso um custo alto.

A contratação de um advogado apenas quando se precisa da defesa em um processo tem um alto custo, pois o valor dos honorários é fixado em percentual sobre o valor total da causa como determina a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil. Mas, possuindo uma assessoria jurídica como suporte terá um serviço que vem preparando a empresa para um crescimento seguro e condizente com a legislação vigente, não tendo que despender valores repentinamente.

Fonte: mundoadvogados

    WhatsApp chat